IPTU progressivo aquece mercado imobiliário

O mercado imobiliário vive um momento natural de estagnação. Os investidores estão com receio de enviar capital para a construção de novos empreendimentos pois, com muita oferta, os preços podem diminuir. Também existem investidores que deixam os imóveis inativos com o objetivo de aumentar o preço do metro quadrado na marra. Em outras palavras, estão queimando o café, assim como fizeram no Brasil durante a crise de 1929.

Essa situação prejudica a população e os profissionais do setor imobiliário – o fato diminui o número de imóveis disponíveis e, com os preços elevados, fica mais difícil concretizar as negociações. Existe um deficit habitacional no Brasil (5 milhões de unidades) e quem não tem moradia própria encontra dificuldades. Forçar uma elevação nos preços não resolve; a economia deve acompanhar tal crescimento, do contrário, os imóveis inflacionam.

Uma das soluções para o caso é o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) progressivo. Basicamente, a ideia é cobrar um imposto cada vez maior de quem tem um imóvel vazio. Assim não compensaria manter o local inativo para tentar faturar mais no futuro. Em casos extremos, o proprietário poderia até perder o imóvel. Recentemente essa medida passou a ser utilizada em São Paulo, porém, nas demais capitais brasileiras não existe lei semelhante.

Existe uma questão política envolvida e os prefeitos não têm demonstrado interesse para enfrentar esse desgaste. “O IPTU progressivo gera efeitos (ações na Justiça, por exemplo) que nenhum prefeito quer encarar, por isso, apenas agora, a primeira capital resolveu enfrentar o problema de frente”, explica o professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Ricardo Farret, ao portal EBC.

De fato, prédio vazio é um atraso para as grandes cidades e para você, corretor de imóveis. Com a ativação desses imóveis, muitas oportunidades boas aparecem, até mesmo no Centro das grandes metrópoles. A medida aquece o mercado imobiliário e os profissionais têm mais chances de receber boas comissões.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Maceió | guiaimoveismaceio.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios