Aumente o seu vocabulário e comunique-se melhor com o cliente

livrosAs negociações são relações pessoais nas quais quem se comunica melhor leva vantagem. Nesse contexto, o corretor de imóveis certeiro com as palavras tende a apresentar melhores resultados. No entanto, encontrar o termo correto para a situação correta não é uma tarefa simples e é nesse ponto que muitos dos melhores profissionais pecam.

Corretor de imóveis, se após um diálogo você frequentemente sai com a impressão de que não disse tudo ou de que foi mal interpretado, é porque existe algum ruído na sua comunicação. Na maioria dos casos o problema é a pequenez do vocabulário, a falta de opções de linguagem leva a repetição de palavras e torna a conversa cansativa.

O conselho geral está relacionado a leitura, quanto mais coisas ler, mais palavras conhecerá e logo aumentará o vocábulo. Contudo, na prática não funciona bem assim, conhecer uma palavra é diferente de usá-la no dia a dia. Entenda o cérebro como um HD de um computador e nesse HD existem duas pastas, uma para o “vocabulário ativo”, aquele usado todos os dias, e outra para o “vocabulário passivo”, onde estão os termos conhecidos, porém, pouco usados.

O segredo para melhorar a comunicação está em trazer as palavras do “passivo” para o “ativo”. A dica para resolver o problema é simples: escolha duas palavras e verifique seu significado em um dicionário, depois tente usá-las o máximo possível nas conversas do dia. Se você, corretor de imóveis, fazer esse procedimento diariamente durante três meses, seu vocabulário ativo terá ganho 180 palavras e as negociações fluirão melhor. Boas vendas!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

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