Consórcio imobiliário cresce no Brasil

houses-691586_640A elevação dos juros e a diminuição do crédito estimulam o consórcio de imóveis no país. No primeiro semestre de 2015, o setor registrou alta de 40% na comparação com o mesmo período de 2014. Na prática, o consórcio permite programar a compra com a oportunidade de dar lances menores, na comparação com os valores de entrada em um financiamento. A seguir algumas dicas para você, corretor de imóveis, fornecer aos clientes quando questionado sobre os consórcios.
Quem deseja fazer um consórcio imobiliário deve verificar se a administradora é habilitada pelo Banco Central. O consórcio é um investimento de longo prazo, não ideal para quem tem pressa, pois pode demorar anos para o cliente ter acesso ao crédito. Verificar o orçamento para não ter uma parcela muito alta é fundamental.
A inexistência de taxa de juros é a grande vantagem dos consórcios. Nessa modalidade o cliente paga uma taxa administrativa, porém, inferior aos preços praticados em financiamento. Outra vantagem é a flexibilidade para o uso do recurso, que pode ser usado em reformas, construção, compra de imóvel novo, usado e de terrenos.
Para os clientes contemplados, consórcio significa pagamento a vista do imóvel. O dinheiro na hora proporciona um grande poder de barganha. É possível negociar e conseguir melhores preços. Se a carta não quitar o valor total do imóvel, o saldo pode ser utilizado para quitar parcelas futuras ou custos cartoriais do registro do imóvel.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal imoveisaraucaria.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixbay.com 

About Portais Imobiliarios