Corretor de imóveis precisa ser extrovertido?

circo1A sociedade ocidental valoriza a extroversão desde a infância. Na escola somos ensinados a trabalhar em equipe e a participar de debates, mesmo sem uma opinião aprofundada sobre o assunto. Nas empresas, quem se expressa com confiança tem mais chance de ocupar cargos de chefia.
Até nos ditados populares é possível identificar o ideal de extroversão na sociedade ocidental. “Quem não chora, não mama” e “quem não é visto, não é lembrado”, são exemplos de ditados em que se nota a importância da fala. Na prática, falar é mais importante do que o próprio conteúdo do discurso.
No entanto, o silêncio é valorizado no lado oriental do globo. Em países como China e Japão a reflexão é ensinada desde a infância. Os alunos não devem interromper a aula se não tiverem algo inteligente para dizer. “Aqueles que sabem não falam, aqueles que falam não sabem”, trata-se de um ditado asiático que demonstra a falta de incentivo a fala.
Em realidade, é possível encontrar virtudes e defeitos tanto na extroversão, quanto no silêncio. É uma questão cultural que não pode ser definida apenas pela geografia. Afinal, existem brasileiros e estadunidenses tímidos da mesma forma que existem chineses e japoneses extrovertidos.
Portanto, corretor de imóveis, você pode ser um profissional tímido e ter mais sucesso que um extrovertido. Em geral, o cliente quer saber só o necessário e nada melhor do que ser atendido por alguém que mede as palavras. No caso da timidez em excesso, um curso de oratória ajudará o corretor a se comunicar com mais precisão.
Se você é um corretor extrovertido, tome cuidado para não passar dos limites durante a comunicação com o cliente. Crie uma espécie de “freio de mão” mental, quando sentir que está falando demais, puxe o freio e pare imediatamente. Por fim, se você é quieto ou falante, com alguns ajustes é possível tornar-se um corretor capaz de vender muitos imóveis. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Araucáriawww.imoveisaraucaria.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com

About Portais Imobiliarios