Corretor de imóveis, você acha que trabalha muito?

blogging-336376_640O Brasil está fervendo, alguns dos temas mais importantes do país estão em discussão. O governo trabalha para fazer mudanças polêmicas na educação, na gestão orçamentária, nas leis trabalhistas, a fim de amenizar a crise econômica e a instabilidade política.

A respeito das questões trabalhistas, a previdência é o eixo central do debate. Governistas usam o envelhecimento populacional como o principal motivo para os ajustes que, na prática, farão com que os brasileiros trabalhem por mais anos.

Corretor de imóveis, se você acha que o brasileiro trabalha muito, segue alguns dados para ampliar o debate. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o “clube” das nações mais ricas – em média, cada brasileiro trabalhou em 2014, 1.763 horas.

Em horas trabalhadas, o Brasil está no mesmo nível dos países desenvolvidos. No mesmo período, os japoneses trabalharam em média 1.729 horas, os canadenses 1.703, os italianos 1.719 e os americanos 1.789. No entanto, vale ressaltar que nesses países a aposentadoria acontece entre os 60 e os 66 anos, enquanto que no Brasil, até o momento, é possível se aposentar aos 53 anos dependendo do tempo de contribuição.

A questão é complexa, se o brasileiro trabalha um número de horas semelhante à de um trabalhador em um país desenvolvido, o problema está na produtividade, o que interfere diretamente no PIB do país. Por exemplo, na Alemanha a média de horas trabalhadas é de 1.366 horas por ano, no entanto, o PIB alemão é o triplo do brasileiro.

Relatórios de organizações como OCDE e do Banco Mundial propõe que o aumento do PIB depende da qualificação dos trabalhadores e do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de produção e logística. Em outras palavras, ainda falta conhecimento para acelerar o desenvolvimento do Brasil e diminuir a carga horária dos trabalhadores.

No entanto, já é possível notar uma evolução na eficácia. Na década de 1970, cada brasileiro trabalhava em média 2.145 horas por ano. Em mais de 40 anos, cerca de 400 horas de trabalho foram diminuídas e nem por isso o país empobreceu, pelo contrário.

Portanto, corretor de imóveis, se você acha que trabalha muito, procure estudar, adquirir conhecimentos para fazer o mesmo, ou até melhor, porém, em menos tempo. Esse é o verdadeiro segredo para melhorar sua qualidade de vida e sua satisfação com a carreira. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Guarulhos – www.imoveisguarulhossp.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com

About Portais Imobiliarios