Os custos para formalizar a transação de um imóvel são altos?

contabilidade-financas-mesa-papel-utilizando_1262-2292É fato que o Brasil é o país dos impostos, mas será que este título também afeta o mercado imobiliário? Em relação as despesas percentuais para a formalização e registro das transações imobiliárias, os valores cobrados no Brasil são menores na comparação com outras regiões.

De acordo com a edição de 2015 do Relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial e disponível no site worldbank.org, no Brasil as despesas cobradas para formalizar a venda totalizam, aproximadamente, 2,5% do valor da negociação. O valor pode parecer alto, mas na comparação com outros países as taxas brasileiras estão entre as menores do mundo.

Começamos pelos países europeus: na Bélgica os custos chegam a incríveis 12,7%. Em Portugal são cobrados 7,3%; na Alemanha os mesmos custos chegariam a 6,7%. Na França, Espanha e Holanda as despesas ficariam em 6,1%. Na Suécia, 4,3%; Itália 4,4% e no Reino Unido 4,6%. Na Noruega o valor cobrado é o mesmo, 2,5%. Apenas na Rússia (0,1%), Suíça (0,3%), e Dinamarca (0,6%), os valores praticados são inferiores aos do Brasil.

Em relação aos países da América o Brasil continua em destaque. No Uruguai paga-se 7%, na Argentina paga-se 6,6%, no México 5,1%, no Peru e Canadá 3,3%. Em compensação, nos Estados Unidos (2,4%) e na Venezuela (2,5%) existe um empate técnico. Apenas na Colômbia (2%), Paraguai (1,9%) e no Chile (1,2%), os valores para legalizar a transferência imobiliária são menores.

Para finalizar o globo, segue o índice de alguns países da Ásia, África e Oceania: África do Sul 6,2%; Austrália 5,2%; China 3,6%; Hong Kong 7,7%; Índia 7,0% e Japão 5,8%; todos com valores mais caros em relação ao Brasil.

Como a taxa de inadimplência no Brasil é baixa, é possível dizer que o sistema brasileiro é eficiente, pois proporciona segurança jurídica por um custo menor. Corretor de imóveis, quando um cliente lhe questiona sobre tais pagamentos, apresente-o tais dados e reverta mais essa objeção. Boas vendas!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

 Créditos da imagem: pixabay

About Portais Imobiliarios