Parabéns pelo seu dia, corretor de imóveis

O mês de agosto é especial para todos os corretores de imóveis do Brasil. É tempo de jantar com os colegas de trabalho, rever amigos, confraternizar, tornar a classe unida e homogênea. Isso porque, em 27 de agosto de 1962, a profissão de Corretor de Imóveis foi regulamentada no Brasil, por meio de uma sanção do então Presidente do Senado Federal, Senador Auro Soares de Moura Andrade. Sendo assim, a data 27∕08 ficou marcada como o Dia Nacional do Corretor de Imóveis.

O surgimento da profissão aconteceu no século XX, devido ao desenvolvimento e crescimento das cidades. A comercialização por intermédio dos anúncios em jornais se tornou constante e passou a ser uma forma de vida, uma profissão. Nesse momento, o corretor era conhecido como agente imobiliário. A categoria passou a ter relevância nos anos 1930, quando o Governo Getúlio Vargas criou as primeiras leis trabalhistas para a categoria.

Nos anos 1940, os corretores já formavam um grupo organizado reconhecido pela sociedade. Mesmo assim, a solidificação e organização da profissão só vai acontecer no Brasil na década de 1980. Atualmente, para trabalhar todos os profissionais devem estar cadastrados e com as obrigações em dia no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) e no Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI).

E para ser considerado um profissional do setor imobiliário é preciso possuir o título de Técnico em Transações Imobiliárias, conforme o artigo 2º da Lei nº 6.530/78 e o artigo 1º do decreto nº 81.871/78. Por ser um curso técnico, o interessado deve ter o 2º Grau completo ou estar cursando simultaneamente. A pessoa que não fez o curso, ou não se inscreveu nos órgãos regulamentadores, e mesmo assim exerce a profissão, está infringindo ao Artigo 47 do Decreto-Lei nº 3.688, de 03 de outubro de 1941 (Lei das Contravenções Penais), passíveis assim, de punição na forma da Lei.

Intermediar a compra, venda, permuta e a locação de imóveis são os deveres básicos do corretor. Porém, todos sabem que as vezes o corretor precisa ser psicólogo, advogado, mestre de obras, amigo, entre outras coisas, tudo para oferecer o melhor serviço. Faça chuva ou faça sol, o corretor precisa estar ali, com um sorriso no rosto, focado nas necessidades do cliente. O corretor de imóveis é um guerreiro que precisa matar um leão por dia. Parabéns!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis de Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais de 240 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios