Posso comprar à vista, mas compensa?

0803Na hora de investir as economias o cliente deve avaliar onde o seu dinheiro será mais vantajoso. Em relação a compra de imóveis, vale a pena comprar um imóvel à vista ou é melhor financiar para aplicar o dinheiro em um outro plano? A resposta correta é: depende. Primeiro é preciso fazer algumas considerações para chegar a uma conclusão precisa.

Qual é a rentabilidade dos seus investimentos? Para valer a pena, no atual momento o rendimento da aplicação deve ser de, pelo menos, 5% maior em relação a taxa de juros do financiamento imobiliário. Deste modo, seria possível quitar as parcelas e o comprador ganharia com a valorização do imóvel no longo prazo.

No entanto, vale ressaltar que os investimentos conservadores dificilmente apresentarão resultados 5% acima da taxa de juros dos financiamentos. Sendo assim, na maioria dos casos, o melhor a fazer é comprar o imóvel à vista. O mercado imobiliário atual apresenta uma taxa média de desconto para pagamento à vista entre 20% e 30%. Isso torna o pagamento instantâneo ainda mais atrativo.

A análise é baseada para um comprador com a intenção de morar no local. Se o objetivo for a locação, especialistas afirmam que a compra não valeria a pena, isso porque os ganhos com o aluguel seriam inferiores aos juros do financiamento e aos rendimentos de outras aplicações.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: br.freepik.com

About Portais Imobiliarios