Vantagens e problemas de comprar um imóvel usado

Com o grande número de imóveis lançados, os usados possuem certa rejeição por parte dos compradores. Em alguns casos, essa é uma ótima opção para quem deseja ter um casa um pouco maior, atualmente os cômodos estão cada vez menores. Além disso, as novas construções estão localizadas em bairros distantes do centro. Se o objetivo for morar numa região nobre, será preciso pesquisar imóveis usados. Outra vantagem é o fato da casa já estar pronta, é possível fechar um negócio num dia, e ir morar no outro.

É evidente que os problemas também existem. Cuidado para não comprar gato por lebre, um imóvel pode estar com boa aparência, mas a estrutura em ruínas. Seria chato pagar um valor alto e meses depois se preocupar com uma reforma geral. Por isso, verifique o estado de conservação da construção e a estrutura do local.

Ao falar de estrutura, o autor se refere a mofos, rachaduras, infestação de cupins, entupimento de pias, entre outros vícios ocultos que podem acontecer. Em muitos casos, o comprador pode não perceber problemas importantes. Ao fazer uma visita para comprar um imóvel, leve um engenheiro ou arquiteto para avaliar a situação. Também fique atento com a vizinhança e a segurança do bairro. Muitas pessoas possuem ótimas casas, mas vendem o local por não aguentarem a convivência com os outros moradores.

Em caso de dúvidas, procure o Procon de sua cidade e informe-se sobre os seus direitos. Muitas pessoas vendem um imóvel usado por necessitarem do dinheiro, porém, em diversas vezes os imóveis são vendidos por alguns dos problemas mencionados acima. Detecte o problema e verifique se mesmo assim o interesse no imóvel continua. Se a resposta for positiva, use o defeito como barganha para um preço ainda menor.

William Cruz – Atua no setor de comunição da POW Internet, empresa responsável pelo www.PortaisImobiliarios.com.br  uma rede de portais de imóveis, como o portal de imoveis Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais 200 cidades do Brasil

About Portais Imobiliarios