Imóveis são abandonados em orla do nordeste brasileiro

Na região beira-mar de Salvador-BA é possível encontrar um grande número de casas e prédios abandonados. O local poderia servir como ponto turístico mas, pela aparência nada animadora, acaba sem visitantes. Os vizinhos protestam ao alegarem uma desvalorização imobiliária generalizada. Muito pior, são os imóveis com risco de desabamento ou com muita sujeira, que podem transmitir doenças para os moradores do bairro.
O corretor de imóveis, Antônio Souza, descreve as dificuldades de negociar um imóvel na região da praia da Armação, um dos locais problemáticos da capital baiana. “A dificuldade de negociar é grande, as pessoas ficam com medo. A maioria dos imóveis abandonados possuem um vigia, porém, o comprador olha a aparência e só imagina coisas ruim”, avalia.

Na praia de Pituba os problemas se repetem. Em um dos edifícios abandonados, os próprios vizinhos limpam o imóvel para evitar que a poeira suje as casas e o comércio do local. Em um prédio ao lado, os moradores colocaram gatos no empreendimento, a fim de acabar com os ratos da região.

A população já protestou diversas vezes na prefeitura, porém, as autoridades dizem que nada pode ser feito, pois trata-se de imóveis particulares. Esses imóveis em Salvador também servem de abrigo para mendigos e usuários de drogas, o que afasta ainda mais os turistas. “Essa situação é inaceitável em uma cidade que precisa tanto do turismo”, relata a empresária Jenice Cunha.

Além dos prédios, algumas casas também incomodam. Na praia de Pituaçu, é grande o número de residências em avançado estado de deterioração. Nesse local, o conflito é ainda maior, pois existem pessoas morando no local e que negam o abandono.

De fato, as autoridades podem apenas notificar os proprietários para que providências sejam tomadas. A prefeitura não pode exigir que a obra seja interrompida ou que alguém venda o local, mas verificar a situação legal do imóvel. Se alguma dívida for encontrada, a prefeitura pode leiloar a casa ou o prédio, a fim de quitar os débitos pendentes.

Por esses acontecimentos, é possível concluir que o boom imobiliário não é algo definitivo em algumas regiões do Brasil. Se na Bahia existe um “desperdício imobiliário”, no Rio de Janeiro até as favelas estão valorizando, conforme o artigo “Em tempos de “boom” imobiliário até favela valoriza no Brasil”.

William Cruz – Atua no setor de comunição da POW Internet, empresa responsável pelo www.PortaisImobiliarios.com.br  uma rede de portais de imóveis, como o portal de imoveis em Salvador | ImoveisSalvadorBA.com, presente em mais 200 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Digital Photo.

About Portais Imobiliarios