A fórmula do sucesso para um corretor de imóveis

O xadrez é um jogo milenar com adeptos em todo mundo. A capacidade de prever jogadas é um dos fatores de desequilíbrio entre os enxadristas. Antes da partida começar, é possível pesquisar, em uma base de jogos, como o oponente costuma jogar e, a partir de então, o atleta simula situações na tentativa de prever e se preparar para os desafios da partida. “Uma disputa começa muito antes de se sentar na mesa”, afirmou o Grande Mestre brasileiro de xadrez, Alexandr Fier, em entrevista ao jornalista Juca Kfouri.

Um corretor de imóveis pode tirar muitas lições do xadrez. O processo de negociação inicia antes do contato com o cliente. Se coloque no lugar dele e tente prever o que acontecerá. Quais as dúvidas possíveis e como respondê-las. Com o tempo, você terá um leque de informações e saberá lidar com diversos tipos de clientes.

No xadrez, os jogadores analisam o jogo depois que ele termina. Faça o mesmo. Ao finalizar o contato com o cliente, reavalie o diálogo e tente definir quais foram os erros e os acertos. Analisar o próprio comportamento é o melhor método para a evolução profissional.

Quando tiver oportunidade, tente avaliar a postura de outros corretores, assim você não aprende apenas com a sua vivência, mas também aproveita a experiência dos demais. É como se estivesse olhando a partida de outros enxadristas e aprendendo com elas.

Logo, os clientes serão padronizados e você terá sua própria teoria sobre os métodos de atendimento. Conhecimento gera confiança. Comprovar sua forma de trabalho metodicamente te dará a certeza de estar no caminho certo e os resultados aparecerão. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guarulhos | imoveisguarulhossp.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios