Agosto foi um mês positivo para o setor de imóveis

night-1341904A venda de imóveis novos aumentou 1,4% no mês de agosto em relação a julho. No total, 9.271 unidades novas foram comercializadas. As informações da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) representa a primeira alta dos últimos 13 meses, ou seja, revela o início da recuperação do mercado imobiliário.

E não para por aí, o número de lançamentos cresceu 70% na comparação com agosto de 2015. Segundo a Abrainc, 4.611 unidades foram lançadas no oitavo mês de 2016. Vale ressaltar que a Abrainc é uma associação composta pelas 19 principais incorporadoras do país.

A respeito dos imóveis usados, os números também são positivos. Em São Paulo, por exemplo, as vendas de usados subiram 26,68% em agosto. O dado demostra recuperação, em julho as vendas tinham diminuído 20,54%. As informações são do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-Sp).

Sobre a inadimplência, entre janeiro e agosto de 2016 o número de distratos chegou a 30.321, número 3,9% menor na comparação com o mesmo período de 2015. Esse fator é positivo porque indica que os compradores não apenas estão conseguindo comprar, como também manter os financiamentos em dia.

Entre os motivos da recuperação do setor imobiliário está a liberação de crédito da Caixa Econômica Federal. Ao todo, foram R$34 bilhões liberados para os financiamentos imobiliários, tanto para aquisições através das cadernetas de poupança, quanto para os financiamentos com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por tempo de serviço).

 

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de São Paulo – www.guiaimoveissaopaulo.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com

About Portais Imobiliarios