Aumenta concorrência sobre o crédito imobiliário no país

A Caixa Econômica Federal é a instituição responsável por ceder crédito a maioria, em torno de 70%, dos financiamentos imobiliários. Com a redução do crédito para o setor, outras instituições começam a ganhar força. No mês de setembro, o volume de simulações de crédito habitacional em outros bancos, aumentou entre 30% a 50%, na comparação com janeiro. Entre os bancos pesquisados estão: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Em geral, a Caixa ainda tem critérios de aprovação mais simples e menos rigorosos. Além disso, os juros são mais baixos devido à maior quantidade de recursos da poupança. Porém, as diferenças para as demais instituições são cada vez menores e as negativas de crédito são maiores. Por isso, buscar outros bancos tornou-se uma saída possível.

E os bancos estão aproveitando a oportunidade. No Santander, por exemplo, a taxa de juros a partir de 9,49% deveria durar apenas 60 dias, no entanto, devido ao momento positivo, o banco manterá a campanha até dezembro. Já no Itaú, o teto dos financiamentos passou de 75% para 80% do valor total do imóvel. Mesmo com maiores juros, a possibilidade de financiar um valor mais alto faz com que as parcelas caibam no bolso do comprador.

Em geral, o tempo de aprovação dos financiamentos caiu de dois meses para 20 dias. O uso crescente dos canais digitais para o envio de documentos é um dos principais responsáveis pelo ganho de tempo. Essa praticidade motiva o possível comprador.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: http://br.freepik.com

 

About Maria Eduarda