Avaliação imobiliária consciente

O processo de captação de um imóvel para a venda é algo ingrato para muitos profissionais do mercado imobiliário. Se por um lado um corretor sério avalia o imóvel com responsabilidade por valor x, outro corretor chega e avalia o mesmo imóvel por um valor bem acima. Vale tudo para ganhar o cliente, não se importando com os efeitos causados por essa prática no mercado.

É importante ressaltar os impactos econômicos de uma avaliação irresponsável. E através desse estudo que é possível determinar o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas. Trata-se de um problema quando o assunto é o divórcio entre casais. Uma casa com preço acima da média pode dificultar o entendimento financeiro no processo de separação. O mesmo acontece nos casos onde o imóvel serve como garantia para a liberação de recursos. Ou seja, na prática existem muitas situações onde uma avaliação errônea pode prejudicar os envolvidos.

E não para por aí, em um bairro onde um único imóvel foi mal avaliado, ele demorará para ser negociado e prejudicará apenas o proprietário. O mais grave acontece quando muitos corretores de imóveis vão na onda e encarecem os imóveis. Consequentemente, os preços das construções também ficam elevados, dando o passo inicial para uma inflação, uma bolha imobiliária.

De acordo com Flávio Amary, vice-presidente do Interior do Sindicato da Habitação no Estado de São Paulo (Secovi-SP), em artigo publicado no portal Cruzeiro do Sul:“Esse fato decorre também de um hábito ruim e cultural de nossa sociedade: de não dar a exclusividade da venda para apenas uma imobiliária ou corretor. Quando percebermos que no momento que a imobiliária tem a exclusividade, trabalha melhor e de forma a concretizar o negócio mais rapidamente, o mercado usará mais esse formato”.

O presidente do CRECI-GO, Oscar Hugo, também defende a exclusividade nas negociações: “possibilita às partes envolvidas segurança e a não desvalorização do imóvel”. Portanto corretor, em vez de uma avaliação acima do valor real, procure convencer o proprietário da importância da exclusividade e os impactos negativos de uma avaliação inflacionada.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Divinópolis | imoveisdivinopolis.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios