Bancos tornam-se concorrentes dos corretores de imóveis na Espanha

Com cem bilhões de euros parados em imóveis retomados por inadimplência, os bancos na Espanha estão sem outra opção: partir para o ataque e tentar revendê-los por conta própria. E o pior, a manutenção desses imóveis é cara e traz inúmeros prejuízos. No desespero, alguns grandes bancos, como o Santander por exemplo, chegam a financiar 100% de um imóvel retomado. Outra estratégia aplicada é vender os imóveis com taxas de juros mais baratas. Dependendo do banco, o comprador pode ter uma redução nos juros de até 3%, isso se o empréstimo for para a compra de um imóvel do próprio banco.

Por outro lado, as instituições financeiras da Espanha adotaram critérios mais rígidos para o financiamento de um imóvel. O crédito concedido durante o boom imobiliário foi exagerado e os bancos sofreram as consequências da crise. Em 2013, a Espanha vendeu apenas 197 mil hipotecas residenciais, número 28% menor do que em 2012. Os dados são da Agência de Estatística espanhola.

Como oferecem melhores condições de pagamento, os bancos estão sendo mais procurados pelos clientes, o que prejudica os profissionais do mercado imobiliário. “Essas instituições estão vendendo imóveis, quando deveriam estar oferecendo dinheiro”, diz Marifé Esteso, corretora na cidade costeira de Alicante. De fato, a capacidade das instituições em oferecer financiamento torna a disputa injusta e obriga os corretores a convencer os proprietários a reduzirem os preços para competir. Certamente, o foco dos bancos em financiar seus próprios imóveis dificultou a obtenção de empréstimos para imóveis de terceiros, tornando a vida dos corretores de imóveis um verdadeiro caos.

No caso do Brasil, com uma taxa de inadimplência de apenas 2,2%, os bancos estão longe de tomar medidas semelhantes. Por isso, corretor de imóveis, pode continuar trabalhando com confiança e ainda com mais energia. A situação dos profissionais espanhóis é lamentável, porém, é fruto de outros problemas econômicos não relevantes para o caso brasileiro.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Maceió | guiaimoveismaceio.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios