Bitcoin pode chegar no mercado imobiliário?

Bitcoin é um tipo de “moeda virtual” criptografada. O sistema surgiu em meados de 2009 e trata-se de um sistema descentralizado, uma alternativa aos sistemas bancários. No Reino Unido, por exemplo, alguns imóveis já tiveram suas cotações anunciadas em bitcoins. De fato, tais anúncios também fazem parte de uma estratégica de marketing, pois adotar a moeda virtual gera repercussão internacional.
Uma mansão de 17 milhões de libras na Austrália despertou um interesse sem precedentes após ser avaliada em bitcoins. Em uma única semana, os proprietários tiveram 15 visitas. Curiosamente, o perfil dos interessados eram de asiáticos com menos de 30 anos. Até uma residência simples na Inglaterra chamou a atenção pelo mesmo motivo.

Quando os bitcoins surgiram, o valor era suficiente para comprar apenas uma pizza. Agora as moedas valem muito mais e, quem investiu no início, hoje pode transformar os lucros em ativos imobiliários. No entanto, para alguns especialistas, o bitcoin é apenas um truque de marketing, algo insustentável na prática, pois trata-se de um produto volátil, com alto risco nas transações.

De todo modo, essa realidade talvez não esteja tão distante do cenário brasileiro. Em abril, um sequestro aconteceu em Santa Catarina e foi solucionado em São Paulo. Durante as negociações, os bandidos pediam o pagamento do resgate em bitcoins. Felizmente, a polícia encontrou a vítima e prendeu os criminosos.

De fato, talvez aos poucos, essas moedas possam ser utilizadas no Brasil para fins benéficos, com por exemplo, em transações imobiliárias. Em geral, é preciso averiguar com o tempo se a moeda virtual ganhará credibilidade e os seus efeitos na economia.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: pixabay.com

About Maria Eduarda