Bolha imobiliária atinge a China

cityscape-1081704_640Wang Jianlin é o homem mais rico da China. Para ele, o mercado imobiliário chinês é “a maior bolha imobiliária da história. Sobre o futuro do setor de imóveis e da economia chinesa, Jianlin foi ainda mais enfático: “eu não vejo uma solução viável para esse problema”. As opiniões foram concedidas em entrevista ao canal de televisão CNN.

Sobre o mercado imobiliário, os preços dos imóveis na China dispararam nas prinicipais cidades do país, mas estão em queda nas restantes. A fim de incentivar o crescimento econômico, o governo tornou o crédito mais barato e acessível. Isso criou uma super valorização nos grandes centros e aumentou a dívida interna.

E o pior, com tanto crédito disponível, o sistema bancário está em risco. Segundo levantamento do Bank for International Settlements (BIS), o desvio do rácio (jargão da economia para medir fatores distintos) entre o crédito e o PIB é de 30,1%, bem acima do perigoso limite dos 10%.

De fato, o setor imobiliário é crucial para a recuperação da economia na China. No último ano, o desempenho econômico chinês foi o pior das últimas décadas. Esse fato preocupa, visto que a China é a segunda maior economia do planeta e suas dificuldades geram um efeito cascata ao redor do mundo.

Um pouco mais sobre chinês mais rico do mundo

Wang Jianlin é o fundador do grupo Wanda, empresa com investimentos no setor de imóveis, cinema e turismo. O grupo negocia a aquisição da produtora Dick Clark Productions, empresa organizadora dos Globos de Ouro nos Estados Unidos. A Wanda já é proprietária da AMC Entertainment, responsável pela segunda maior cadeia de cinemas do mundo e da Legendary Entertainment, produtora de filmes como “Jurassic World” e “Godzilla”.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Francisco Beltrão – www.imoveisfranciscobeltrao.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com

About Portais Imobiliarios