Brasil é o terceiro do mundo em empreendimentos “verdes”

As questões ambientais possuem uma grande relevância mundial. A preocupação com a sustentabilidade gera debates entre líderes de países em todos os cantos do planeta. Desta forma, a situação ambiental também traz reflexos para o setor imobiliário. Aos poucos, os empreendimentos “verdes” estão ganhando popularidade no mercado.

Para ser considerado “verde”, o imóvel deve atender uma série de quesitos relacionados a localização, transporte, terreno sustentável, eficiência hídrica, energia, atmosfera, materiais, recursos, qualidade do ambiente interno, projeto integrado, inovação e prioridade regional. Esse tipo de construção gera uma economia média de 30% de energia elétrica e 40% de água.

O imóvel com todas essas características ganha o selo LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, na sigla em inglês) do Green Building Council (GBC). No Brasil, 224 empreendimentos já possuem o selo e 733 estão em processo de certificação. Estes números fazem do país o terceiro no ranking mundial em edifícios considerados “verdes”, atrás dos Estados Unidos e da China.

No ranking nacional, São Paulo lidera com 144 imóveis verdes, seguido pelo Rio de Janeiro com 31 certificações. O Paraná aparece em terceiro com 14 construções com o selo LEED. Além da questão da sustentabilidade, construir uma empreendimento “verde” é uma forma de marketing em um mercado imobiliário cada vez mais competitivo.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guaratuba| imoveisguaratuba.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

About Portais Imobiliarios