Brasileiros querem comprar imóveis

A empresa Ricam Consultoria e o Instituto Ilumeo realizaram uma pesquisa com 1.455 pessoas no mês de novembro. Os resultados foram publicados no portal Exame.com e revelaram um cenário otimista para você, corretor de imóveis. Segundo os dados pesquisados, 70% dos entrevistados acham que os imóveis estão caros, mesmo assim, apenas 16% devem desistir da compra por essa razão.

Desta forma, corretor de imóveis, colocar a culpa no mercado para um possível fracasso de vendas é um equívoco. A população brasileira quer comprar imóveis, mesmo achando que os preços estão elevados. “Eu não esperava que um percentual tão grande de compradores julgasse que o preço não é um fator determinante para a decisão de compra”, afirma Ricardo Amorim, economista e presidente da Ricam.

O deficit habitacional ainda é elevado no Brasil. Por isso, às vezes vale mais comprar um imóvel por um preço um pouco maior do que continuar pagando aluguel. Isso só é possível pelo sistema de financiamento existente; 89% dos entrevistados pretendem financiar um imóvel. Para esses clientes, o mais importante é ter condições de pagar a parcela do financiamento. Sendo assim, disponibilizar crédito é uma medida essencial para manter o setor de imóveis aquecido.

De modo geral, os brasileiros também acreditam que comprar um imóvel é o melhor investimento possível. Para a população, os preços vão continuar aumentando, mesmo que num futuro distante. E, se as coisas piorarem, pelo menos terão uma casa para morar.

Nesse contexto, a situação dos corretores de imóveis é positiva. Atualmente, o produto imóvel possui uma demanda mais dependente do crédito e não tanto do preço. O corretor é beneficiado pois, além de conseguir muitas vendas, sua comissão é calculada em cima do valor do imóvel.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Colombo| imoveiscolombo.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios