Caixa Econômica Federal reduz crédito imobiliário mais uma vez

Quem deseja comprar um imóvel usado terá menos opções de crédito. Isso porque, a Caixa Econômica Federal – responsável por mais da metade do crédito imobiliário no país, diminuiu o limite de financiamento para os imóveis usados. A partir de agora, quem deseja comprar um imóvel usado poderá financiar, pelo banco, até 50% do valor total. Em agosto, o banco já havia reduzido de 70% para 60%.

No mês passado, a Caixa anunciou um corte no limite de crédito imobiliário para todas as modalidades de financiamento. A ação impactou diretamente nos programas: “Minha Casa, Minha Vida”, no Pró-Cotista, que usa os recursos do FGTS, e no SBPE, que usa as economias da poupança. Além do corte nos usados, quem deseja comprar um imóvel novo também terá menos recursos, antes o banco financiava 90% do total, mas agora financiará até 80%.
De acordo com o banco, somente em 2018 algumas linhas de financiamento serão retomadas. De fato, quem pretende comprar um imóvel usado terá de pagar à vista metade do valor total. Já quem deseja um imóvel novo, terá de desembolsar 40% do total. Parece uma porcentagem alta para um país que, aos poucos, vem se recuperando da crise.

Por ser líder no mercado, as ações da Caixa impactam diretamente em outros bancos, que tendem a acompanhar o ritmo. Quando a Caixa diminui os juros do mercado de imóveis, os demais bancos tomam medidas semelhantes. O mesmo ocorre na questão da diminuição do crédito. O rigor da CEF nos financiamentos deve ser copiado por outras instituições, o que deve prejudicar, momentaneamente, na venda de imóveis.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: https://pixabay.com

About Maria Eduarda