Coisas que levei um tempo para aprender: franquias imobiliárias

As franquias estão em alta no Brasil. O empreendedorismo é matéria obrigatória na maioria dos cursos universitários. Os brasileiros estão cansados dos chefes e desejam abrir o próprio negócio. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o crescimento das franquias no Brasil acontece há mais de uma década. Nos últimos três anos, o faturamento anual do setor passou os R$100 bilhões.

Investimento não tão alto, experiência de mercado do franqueador, alto faturamento e o baixo índice de risco estão entre as principais vantagens em abrir uma franquia. Já a falta de liberdade em inovar, a dificuldade de diálogo e a burocracia são os principais problemas.

No mercado imobiliário brasileiro existem 20 mil imobiliárias que giram em torno de R$500 bilhões anuais, porém, essas empresas estão isoladas. Não existe trabalho em redes. A maioria das imobiliárias é de pequeno ou médio porte e trabalham em bairros ou regiões de cidades. De fato, não há um número grande de marcas fortes nacionalmente no setor.

No entanto, esse quadro começa a mudar, em 2013, o faturamento das franquias imobiliárias no Brasil corresponderam a R$15 bilhões, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior. Para quem deseja abrir um negócio, a localização do ponto de venda é essencial. Procure locais com grande procura por imóveis.

O principal temor em abrir uma franquia está na falta de confiança na economia, porém, o déficit habitacional ainda é grande no Brasil com muito espaço para o crescimento. Atualmente, entre as principais franqueadoras estão: Franquia Imóveis, RE-MAX, Auxiliadora Predial, Apolar Imóveis e Paulo Roberto Leardi. O valor de investimento para entrar no negócio varia entre R$50 mil e R$210 mil.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Pinhais | imoveispinhais.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

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