Como iniciou 2017 para o mercado imobiliário

bolsaA oscilação nos preços dos imóveis foi pequena no mês de janeiro. Essa estabilidade de valores é natural para o primeiro mês do ano e também segue a tendência do mercado, em 2016 o preço médio dos imóveis apresentou uma alta nominal de apenas 0,65%. Em 2017, das 20 cidades pesquisadas, 12 tiveram queda nominal e oito apresentaram alta nos preços na comparação com o mês de dezembro.

O maior mercado imobiliário brasileiro, o de São Paulo, teve em janeiro uma alta de 0,01% nos preços dos imóveis. Já no Rio de Janeiro, onde fica o metro quadrado mais caro do país, o setor começou o ano com baixa de 0,06%. Ou seja, nas duas maiores cidades do Brasil, pode-se dizer que o setor de imóveis começou o ano no zero a zero.

Também chama a atenção a valorização de 1,43% em Belo Horizonte e a queda de 0,81% em Fortaleza. Nesses locais onde a variação foi grande, tanto para cima quanto para baixo, é necessários analisar as características próprias de cada mercado para entender o que motivou tal oscilação. Os dados são da pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos anúncios do site Zap Imóveis.

Vale ressaltar o otimismo do setor para os próximos meses. Nos últimos dias o Governo melhorou as condições dos financiamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” e esse é apenas um dos motivos que levam a crer em um 2017 ainda mais promissor. Boas vendas!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: br.freepik.com

About Portais Imobiliarios