Construções atrasadas | Legado do “boom” imobiliário

Animados com os lucros do setor, muitos empresários não hesitam em lançar imóveis por todo o Brasil. Vendidos ainda na planta, esses empreendimentos representam o sonho de consumo de muitas famílias. Ansiosos, os moradores contam os dias para a construção do novo lar, mas com o aumento da demanda, os atrasos são inevitáveis.

As desculpas das construtoras não alternam: falta de mão de obra, de materiais, chuvas acima do normal. De fato, esses problemas prejudicam o andamento da obra, mas também refletem as debilidades administrativas das construtoras. Em busca de um lucro ainda maior, essas empresas lançam os imóveis sem a certeza do cumprimento dos prazos acordados. Em alguns casos, o atraso chegou até 30 meses.

No período entre 2007 e 2009, 6.121 apartamentos em Curitiba foram entregues com atraso, o que representa 20,3% das unidades com mais de quatro andares liberadas para a construção. Ou seja, a cada cinco apartamentos vendidos na capital paranaense, um foi entregue com atraso. Os dados são do jornal Gazeta do Povo.

Atualmente existe um consenso entre os construtores ao escolherem uma obra. A preferência é para construções com maior tecnologia construtiva, pois exige menos mão de obra. Nas obras do formato Minha Casa, Minha Vida, a redução de funcionários pode ultrapassar os 50%.

O maior problema em atrasar a entrega do imóvel é a correção do valor do financiamento, o reajuste é definido pelo índice Nacional dos Custo da Construção (INCC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em vários casos, as prestações sobem muito acima do esperado e podem colocar a compra em risco.

Quem se sentir prejudicado em alguma situação deve procurar o Procon, se o atraso for geral, os futuros moradores devem se unir para fazer uma denúncia coletiva no Ministério Público. De acordo com dados do Procon de São Paulo, entre 2009 e 2011, houve um aumento de 106,6% no número de reclamações de consumidores que não receberam o bem no prazo combinado.

William Cruz – Atua no setor de comunição da POW Internet, empresa responsável pelo www.PortaisImobiliarios.com.br  uma rede de portais de imóveis, como o portal de imoveis em Florianópolis | ImoveisFlorianopolissc.com, presente em mais 200 cidades do Brasil.

Crédito Imagem: Free Digital Photos

About Portais Imobiliarios