Corretor de imóveis: aqui é Brasil, pode confiar!

Amigo corretor de imóveis, chega de ficar reclamando da economia, do mercado imobiliário, da Copa do Mundo, das eleições. Esses fatores não devem servir de justificativa para um eventual fracasso em 2014. Mude sua postura, do contrário, os resultados ruins irão continuar em 2015. Não passe mais um ano buscando desculpas para o seu mau desempenho.

A situação do corretor de imóveis só melhorou no Brasil neste ano. O governo federal contemplou a categoria no Simples Nacional, ação que diminui a carga tributária para os profissionais do setor e, consequentemente, aumenta o número de contratações. Além disso, os órgãos responsáveis estão intensificando a fiscalização e a punição contra os falsos corretores. Nesse sentido, o Paraná lidera as ações. Em 2013, os fiscais paranaenses notificaram 1.453 atos de infração, 46% a mais do que em 2012, o maior índice do país pelo segundo ano consecutivo.

Se o problema está na desaceleração do mercado, o governo federal aumentou ainda mais o crédito imobiliário com recursos do FGTS. Também implementou medidas para aquecer o mercado através do crédito consignado e do home equity (quando o comprador pode usar um imóvel quitado como garantia para um novo financiamento). Por fim, facilitou a vida dos profissionais do setor desburocratizando o sistema, colocando todas as informações em um único documento.

Ok, ok, você ainda deve estar pensando nos índices de vendas. O mercado imobiliário é cíclico em qualquer lugar do mundo. Os momentos de alta e de baixa sempre existirão. Nenhuma árvore cresce até o céu; tudo tem um limite. O mercado brasileiro pode não ser o mesmo de alguns anos atrás, mas segue positivo. A China tinha um mercado de imóveis poderoso e agora enfrenta dificuldades, a situação nos Estados Unidos e na Europa já foi um caos. No meio de todas essas tormentas, o mercado brasileiro sobreviveu.

Existe oferta de emprego nas diversas regiões do Brasil. O corretor só fica desempregado se quiser. Em alguns estados brasileiros, os corretores já ganham descontos até na compra de automóvel. Logicamente, a profissão ainda depende de muitas melhorias, mas fica claro que existe uma evolução. O Brasil é um bom país para ser corretor. Ainda existe uma grande demanda de imóveis a ser suprida e você lucrará com isso. Boa Sorte!

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Novo Hamburgo | imoveisnovohamburgo.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios