Corretor de imóveis: dicas para não ser enganado pelo patrão

Assim como em muitas profissões, alguns profissionais do setor imobiliário não são valorizados e até mesmo são enganados pelas empresas onde trabalham. Em tempos de boom imobiliário, muitos jovens se engajam no setor e acabam se decepcionando. Valorize-se, se você sentir algum tratamento estranho ou falta de apoio nas vendas, não tenha medo, busque outro local para trabalhar.

Geralmente, a maioria dos corretores de imóveis iniciam seus trabalhos em stands de feiras ou em lançamentos. A expectativa é imensa, porém, em muitos casos a venda nem passa perto de acontecer. São muitas as histórias de corretores que foram designados para entregar panfletos nos eventos. O problema não está na ação em si, mas no fato do cliente prospectado não ir para o “panfleteiro”, mas sim para outra pessoa que nem faz parte daquela atividade. Os gerentes deixam os mais jovens entregando panfletos enquanto negociam os imóveis. Assim, a comissão não vai para o corretor.

Restringir o uso de celulares ou internet é outro sinal de fraqueza da imobiliária. Se você trabalha em um local com esses problemas, fique atento. É claro que as ligações devem ser justificadas, mas tudo que ajudar na venda deve ser feito. A maior polêmica está nas redes sociais, o Facebook é uma ferramenta fundamental na divulgação de um imóvel. Além disso, na internet temos os portais imobiliários, indispensáveis para a angariação de novos clientes.

Respeito não trata-se apenas de educação, mas sim de bom senso e adequação profissional. Existem condições mínimas de trabalho e os corretores devem exigir isso. Recuse-se a trabalhar de graça, angariar clientes para outros corretores é exploração. Se imponha, veja se as suas ações estão refletindo nos seus resultados. Muitos corretores acreditam que estão com falhas durante as vendas, no entanto, as vezes o problema não está no corretor, mas sim no local onde trabalham.

Aconselha-se que os novos corretores iniciem suas atividades em pequenas imobiliárias, onde a concorrência é menor e a empresa tende a lhe dar um melhor suporte durante a venda. Sobre as empresas grandes, geralmente elas investem firme em publicidade, o que torna a panfletagem irrelevante. Se você tem dúvidas dos frutos desse trabalho, não faça.

William Cruz – Atua no setor de comunição da POW Internet, empresa responsável pelo www.PortaisImobiliarios.com.br  uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais 200 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Free Digital Photos

About Portais Imobiliarios