Corretor de imóveis, evite clichês durante a negociação

Uma negociação imobiliária é algo muito delicado, um pequeno erro pode comprometer a venda. Trata-se de um jogo cheio de armadilhas e os clichês devem ser evitados. Os clientes estão cada vez mais informados, não acreditam mais em balela. Sendo assim, os corretores precisam agir com serenidade e transparência para que a venda possa ser concretizada.

Um erro comum entre os corretores de imóveis é dizer em uma negociação: “para você vou fazer isso” ou “essa condição é só para você”, esses clichês demonstram falsidade por parte do corretor de imóveis. Todo cliente sabe que o tal benefício não é exclusivo para ele, a frase acaba irrita o comprador e prejudica a negociação.

Outro clichê é tratar o cliente como um grande amigo já no primeiro encontro. Frases como “meu amigão”, “meu querido” também não contribui para a negociação. Trate o cliente como cliente, com respeito e seriedade, se no futuro a relação evoluir e ambos se tornarem amigos, ótimo, mas por enquanto cautela.

Sendo assim, nem pense em elogiar o cliente por qualquer motivo. Um cliente mais fervoroso pode interpretar o comentário como assédio, desta forma, se você gostou da roupa, do carro, do cabelo ou do celular, guarde essa informação para você. Na tentativa de parecer “gente boa”, o corretor de imóveis pode comprometer a negociação.

Por fim, todos esses conselhos remetem a uma dica básica e já conhecida pela maioria dos leitores: “jamais fale mais do que o cliente”. Corretor de imóveis só fala o necessário e no momento oportuno. Deixe o comprador livre para expor a situação e tente resolver os problemas mencionados. É assim que a negociação será efetiva. Boas vendas.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de Imóveis em Pinhais| imoveispinhais.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos

About Portais Imobiliarios