Corretor de imóveis: a profissão de todas as idades

Na vida os 10 primeiros anos de profissão são os mais importantes. Isso porque nesse período é que a trajetória de renda será definida. Conclui um estudo recente do Federal Reserve Bank – localizado no estado de Nova York, nos Estados Unidos – divulgado no portal da revista EXAME.com. O levantamento foi baseado em dados da Previdência Social de 5 milhões de estadunidenses ao longo de quase 40 anos.

Em média, os americanos aumentam a renda em 38% entre os 25 e os 55 anos, sendo que o maior crescimento salarial ocorre na primeira década de trabalho, considerado os anos de auge. No entanto, os mais ricos conseguem aumentar a renda em 230%. Ainda existe um grupo, correspondente a 1% dos pesquisados, que consegue aumentar o ganho em 1.500%. Na contramão, os mais pobres apresentam queda real de renda no mesmo período.

A explicação parece simplista: os trabalhadores menos qualificados, na maioria, dependem mais da força braçal para gerar renda. Com o passar dos anos, perdem a força física e o declínio financeiro acontece. Já os profissionais mais qualificados conseguem melhores contatos, adquirem reputação e a renda acaba gerando ainda mais renda.

No caso dos corretores de imóveis, felizmente, a idade tende a contribuir mais do que atrapalhar. Com o tempo, o profissional tende a ser mais conhecido e terá mais conhecimento para fechar as negociações. Evidentemente, as condições do mercado influenciarão sobre o período da vida em que o corretor ganhará mais dinheiro, contudo, a idade não parece ser tão traumática quanto em outras carreiras.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Lapa PR| imoveislapapr.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos

About Portais Imobiliarios