Corretor de imóveis, saiba quando utilizar onde e aonde

Sem comunicação, não há negociação. Nesse sentido, o corretor de imóveis tem o dever de ser um exímio comunicador. Falar corretamente é fundamental para desenvolver um diálogo sereno com o possível comprador. A importante relação de confiança entre cliente e corretor depende da forma como as palavras são ditas.

Nesse cenário, qual é a pergunta correta: onde você pretende comprar uma casa? Ou, aonde você pretende comprar uma casa? A única diferença entre as duas perguntas é a letra “a” no início. As palavras “onde” e “aonde” são estritamente locativas, pois transmitem a ideia de lugar. Em termos gramaticais, o “a” em questão é prepositivo.

Na prática, o “aonde” sempre deve estar presente quando o verbo solicitar a letra “a”. Por exemplo: ir a, aonde você vai? Chegar a, aonde você chegou? Levar a, aonde você me levará? Já nos verbos que dispensam o “a” você utiliza o “onde”, por exemplo: morar, onde você mora? Viver, onde você vive? Trabalhar, onde você trabalha?

Sendo assim, na questão do segundo parágrafo, a pergunta correta é “onde você pretende comprar uma casa?”. Isso porque, o verbo comprar não necessita do “a” inicial.

A comunicação ideal com os clientes

Corretor de imóveis, aproveite para melhorar a comunicação com os clientes também pela internet. A maioria das negociações imobiliárias começa na web. Por exemplo, quem deseja comprar um terreno em Fazenda Rio Grande, visita o portal imoveisfazendariogrande.com. Em outras palavras, quem deseja melhorar a comunicação com os clientes precisa anunciar os imóveis no portal. Não perca essa chance, aproveite!

About Giovana