Corretor de imóveis: você já fez um Benchmarking?

Benchmarking é conhecido como o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho profissional superior, classifica-se em interno e externo. 

Para o corretor de imóveis, o Benchmarking interno consiste em coletar informações estratégicas dentro da empresa. É a verificação de como os outros corretores estão trabalhando para, posteriormente, adequar ideias ao próprio método de trabalho. O Benchmarking externo trata-se da avaliação dos métodos de fora da empresa. No mercado imobiliário, o corretor averigua como os profissionais de outras imobiliárias estão atuando.

Benchmarking é um conceito do marketing competitivo. Logicamente, o corretor de imóveis não precisa avaliar todos os concorrentes, mas sim aqueles que estão no topo da pirâmide. Mas o que realmente deve ser observado nesses corretores? Monitore as estratégias no atendimento, nos anúncios, o perfil dos imóveis negociados, entre outros

Esse processo é divido em cinco etapas: planejamento, ação, análise, maturidade e integração. No planejamento o corretor busca formas de angariar as informações necessárias dos outros profissionais. A ação refere-se a execução da coleta de dados. Depois é preciso analisar os dados, refletir sobre eles e, por fim, integrar as novas estratégias a forma de trabalho.

Se um corretor tem melhores resultados do que você, é preciso observá-lo. O Benchmarking é um meio de avaliação da concorrência.  Assim como qualquer empresa, o corretor de imóveis deve buscar um equilíbrio entre o foco no cliente e o foco no concorrente, é preciso estar atento a ambos. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Uberaba| imoveisuberaba.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos

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