Crise nos financiamentos imobiliários da Polônia

Quem comprou um imóvel na Polônia nos últimos anos pode ter que pagar muito mais do que esperava. Curiosamente, essa “inflação” dos financiamentos imobiliários é causada pelo banco Central da Suíça, que anunciou mudanças na economia do país.

Até então, o banco suíço mantinha a moeda local, o franco, desvalorizada em relação ao euro e controlava os juros. Nos últimos anos, muitos poloneses aproveitaram os juros pequenos da Suíça para contrair empréstimos em francos a fim de comprar imóveis.

Agora, de acordo com o banco da Suíça, a economia já se ajustou e essas medidas não são mais necessárias. Como resultado, a bolsa caiu 10% e o franco valorizou 30% em relação ao euro. Na medida em que o franco se valoriza, os pagamentos das hipotecas tornam-se mais caros, complicando a vida dos proprietários poloneses.

Atualmente, metade do valor dos empréstimos imobiliários dos poloneses está em moeda suíça. Para agravar o problema, a moeda da Polônia, o zloty, apresentou desvalorização recorde em janeiro de 2015. O problema da dívida em moeda estrangeira também afeta outros países do leste europeu e foi um dos principais motivos para a crise entre 2008 e 2009.

Contudo, o crédito imobiliário em francos corresponde apenas entre 8% e 10% do PIB da Polônia. O país não vive um período de recessão há mais de duas décadas. Sendo assim, o problema do crédito estrangeiro tende a ser superado na a economia do país.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Uberaba| imoveisuberaba.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Divulgação

About Portais Imobiliarios