Curitiba lidera ranking do mercado imobiliário em 2016

sem-titulo-2A capital paranaense apresentou a maior valorização nominal – sem considerar a inflação – entre as 20 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap. Em 2016 os imóveis valorizaram 4,78% em Curitiba, bem acima da média nacional de 0,57%. Com o resultado, o preço médio do metro quadrado curitibano ficou em R$5.568, o décimo segundo mais caro do país.

Esses dados representam um retomada do mercado de imóveis em Curitiba. Em 2015 o setor apresentou uma queda nominal de 0,16% e o metro quadrado médio custava R$5.186. Em um ano, Curitiba ultrapassou Campinas no valor do m² e se aproximou dos valores praticados em Vitória, Porto Alegre, Fortaleza e São Caetano do Sul.

A valorização imobiliária em Curitiba no ano de 2016 chama mais atenção se analisar os dados de 2014. Naquele ano – marcado pelo fim do boom imobiliário e pelo início da crise econômica e política no país – o setor valorizou 6,7% na média nacional, 0,4% acima da inflação.

No entanto, em Curitiba o mercado valorizou apenas 2,3%, o segundo pior desempenho entre as 20 cidades monitoradas pelo FipeZap. Desta forma, é possível dizer que o setor de imóveis curitibano recuperou no ano passado, parte do espaço perdido entre 2014 e 2015.

Ainda sobre os dados de 2016, a valorização nominal também ultrapassou os 4% em Florianópolis e Belo Horizonte. Distrito Federal, Rio de Janeiro, Niterói e Goiânia foram as quatro cidades com redução nos preços. Vale lembrar que em nenhuma cidade a valorização superou a inflação do período.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com

About Portais Imobiliarios