Curso de Corretor de Imóveis

Como já foi informado no artigo “Corretor de imóveis: por onde começar?”, quem deseja seguir a profissão de corretor deve fazer um curso de corretor de imóveis se matriculando em algum curso Técnico em Transações Imobiliárias ou em uma graduação em Tecnologia de Gestão de Negócios Imobiliários. Os conhecimentos podem ser adquiridos tanto na modalidade presencial quanto no a distância.

Milhares de instituições oferecem o curso de corretor de imóveis, com alguns cliques na internet é possível comparar informações e escolher onde vai estudar. Antes de se matricular, visite o site do Ministério da Educação (MEC) e verifique se a instituição está autorizada a oferecer os cursos. O sistema de busca funciona por município.

Os cursos a distância estão mais de acordo com a vida de um corretor de imóveis. Por que é o aluno que faz a rotina de estudos, permitindo a escolha dos horários e locais de estudo. Um corretor também possui flexibilidade de tempo, no entanto é preciso disciplina para desenvolver o trabalho com excelência. Tanto no ensino a distância quanto na vida de corretor, o conformismo é o maior vilão e não deve estar presente na rotina.

O curso de corretor de imóveis a distância deve oferecer material didático, acompanhamento multidisciplinar e atendimento online. As provas acontecem em encontros presenciais, agendados pelos alunos conforme o calendário de provas. O aluno também é obrigado a participar do estágio obrigatório. Em comparação aos cursos presenciais, o diploma do ensino a distância possui a mesma relevância no mercado. Outra vantagem é o preço do ensino a distância, inferior ao presencial, pois demanda uma menor estrutura. Em alguns casos, o valor diminui 75%.

Logicamente, o ensino presencial possui vantagens interessantes, como o contato direto com os professores e com os colegas de classe, que trocam experiências no momento da atividade. Ao escolher a modalidade, o futuro corretor deve avaliar sua capacidade de aprendizagem para saber qual a melhor opção. Para estudar a distância é importante que o aluno seja auto ditada. Pessoas que preferem trabalhar em grupo devem estudar na modalidade presencial.

Geralmente os cursos formadores de corretores de imóveis são divididos em três módulos. Para ser aprovado, o estudante precisa tirar uma média mínima. Disciplinas comuns são: Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa ; Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil; Direito e Legislação; Economia e Mercado; Matemática Financeira; Operações Imobiliárias; Organização Técnica Comercial e Marketing; Relações Humanas e Ética.

Depois de concluir o curso técnico, o corretor pode se especializar em diversos segmentos, por exemplo: imóveis usados, imóveis rurais, lançamentos, loteamentos, administração de aluguéis, administração de condomínios, avaliações, consultor (assessoria ao cliente durante a comercialização do imóvel), despachantes imobiliários – corretoras de imóveis.

William Cruz – Atua no setor de comunição da POW Internet, empresa responsável pelo www.PortaisImobiliarios.com.br  uma rede de portais de imóveis, como o portal de imoveis em Florianópolis | ImoveisFlorianopolissc.com, presente em mais 200 cidades do Brasil.

 

Crédito imagem: Free Digital Photo

About Portais Imobiliarios