Dados do mercado imobiliário em setembro

Na média nacional, os preços caíram 0,07% em setembro. De acordo com o Índice FipeZap, esse é o sétimo mês consecutivo que os imóveis se desvalorizaram. O índice acompanha os valores dos anúncios em 20 cidades brasileiras. No acumulado de 2017, baixa de 0,56% nos preços. Já nos últimos 12 meses, queda total de 0,26%. Como a inflação do período fica próxima a 2,48%, é possível afirmar que, nos últimos dozes meses, os imóveis apresentaram uma desvalorização real de 2,67%.

O coordenador do Índice FipeZap, Eduardo Zylbersajn, em entrevista ao Portal Exame, minimizou a desvalorização dos imóveis. “Para o tamanho da crise que tivemos, a queda nos preços foi pequena. Por isso, ainda vamos demorar para ver uma retomada dos preços”, avalia.

Entre as 20 cidades pesquisadas, 14 apresentaram queda nominal nos preços em setembro. Destaque negativo para Fortaleza, onde a desvalorização atingiu 0,82%. Rio de janeiro e Santo André também desvalorizaram mais de 0,40%. Já as cidades com valorização nominal dos preços são: São Paulo (0,21%), Florianópolis (0,61%), Belo Horizonte (0,32%), Recife (0,40%), Curitiba (0,31%) e Contagem (0,07%).

Já no acumulado do ano, mais uma vez Fortaleza (-3,77%) e Rio de Janeiro (-3,40) apresentam os piores desempenhos. De mesma forma que, apenas em Florianópolis e Belo Horizonte a valorização está acima dos 3%.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: http://br.freepik.com

 

About Maria Eduarda