Desorganização financeira leva corretores ao fracasso – parte II

A respeito da desistência dos profissionais do mercado imobiliário. O jornal Correio Braziliense mostrou essa nova realidade com exemplos. “Em 2011, o paulista Leandro de A., 33 anos, decidiu apostar todas as fichas no setor imobiliário. Mudou-se para Brasília, fez um curso de três meses e virou corretor. Mesmo sendo novato na área, driblou a concorrência e logo vendeu um apartamento milionário. “Embolsei R$ 23 mil de uma só vez”, lembra. Ao perceber que os dígitos da conta bancária não paravam de subir, ele comprou um carro e fez viagens pelo Brasil e para o exterior”, relata a reportagem.

Hoje, assim como Maristela S. que entrou no ramo para aumentar a renda, Leandro não se sacrifica para vender apartamentos e busca uma nova atividade. O jornal também relata o desespero dessas pessoas que buscam consultores financeiros para pedir ajuda. “Aflitos com as contas a pagar, corretores e ex-corretores têm recorrido a consultores financeiros para pedir socorro. Nos escritórios, é com saudosismo que eles se lembram do período em que todas as unidades de um empreendimento eram vendidas horas depois do lançamento e, com a renda repentina, podiam comprar carros importados, trocar de casa e viajar para o exterior. “Muitos gastaram tudo e, claro, se endividaram”, conta o diretor-executivo da Libratta Finanças Pessoais, Rogério Olegário”.

Para alguns especialistas, esse quadro revela o início de uma “bolha imobiliária”, com os preços alcançando patamares que ninguém está disposto a pagar. Se isso é real ou não, só o tempo vai dizer, porém uma conclusão é definitiva: todo corretor deve saber o que quer da vida. Pra você conseguir conquistar algo, tem de querer esse algo. Só assim, você saberá o momento de renunciar coisas no presente para um êxito futuro. Uma poupança é sempre uma boa opção para se organizar e não ficar no vermelho.

Sua economia deve prever períodos em baixa para que seja possível honrar todos os compromissos. Por isso, o controle das contas é fundamental, tenha uma noção real de quanto precisa pagar nos próximos três meses. Lembre-se, dinheiro não cai do céu, valorize-o quando o tiver sobrando.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Araucária | imoveisaraucaria.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios