Digitalização de documentos chega ao mercado imobiliário

Em alguns setores, a digitalização de documentos e serviços está avançada, em outros nem tanto. Com o tempo, a expectativa é de que a maioria das questões possam ser resolvidas pela internet. Nesse contexto, o mercado imobiliário avança e, a partir de julho de 2014, todos os cartórios registradores de imóveis serão obrigados a utilizar uma plataforma on-line.

Atualmente, se um comprador reside na cidade X, mas o imóvel se encontra na cidade Y, ele precisa se deslocar até o registro de imóveis da cidade Y para solicitar a matrícula e verificar se o bem não possui pendências jurídicas. Com a plataforma, qualquer pessoa poderá fazer o trâmite pela internet.

A lei 11.977/2009, que estipula a digitalização, é nacional. O país possui 3.454 cartórios de registros de imóveis. De acordo com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, a expectativa é que mais de 60% consigam digitalizar os processos. O sistema também favorecerá a integração de informações.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Povo, o diretor de registro de Imóveis da Associação Nacional dos Registradores no Paraná (Anoreg-PR), João Carlos Kloster, afirmou que a transição é natural. “Já se fazem tantas operações pela internet, como compras, operações bancárias e reservas de hotéis, por exemplo, que a migração é natural, não seria diferente com os imóveis”.

Certamente, as transações imobiliárias serão realizadas com menos burocracia e maior rapidez, facilitando a vida dos compradores, proprietários e dos corretores de imóveis.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guaratuba | imóveisGuaratuba.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

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