Financiei um imóvel e perdi o emprego, e agora?

no-money-2070384_960_720No período de crise milhões de pessoas ficaram desempregadas ou tiveram perdas salarias na faixa dos 50%. Mas quais as possibilidades para quem está com tais dificuldades e ainda precisa manter o financiamento imobiliário em dia? A dica principal é não esperar a inadimplência chegar para tomar uma decisão.

Deste modo, uma alternativa é ir até a instituição bancária responsável pelo financiamento para tentar renegociar a dívida. Uma solução pode ser o aumento dos prazos para diminuir o valor das parcelas. Usar os recursos do FGTS é outra forma de amortizar as prestações. No entanto, caso fique desempregado de novo, esse dinheiro não estará mais disponível.

Se a situação for muito complicada, vender o imóvel é uma opção. Infelizmente, as vezes é preciso podar a árvore para fortalecer a raiz e ter um crescimento mais sólido. Com a venda, você se livraria da dívida e ainda lhe sobraria um pouco de dinheiro, dependendo do número de parcelas pagas.

Quem sabe uma conversa com o corretor de imóveis de confiança pode ajudar a solucionar o problema. Talvez esse profissional sugira a troca do seu imóvel por outro de um padrão inferior. Assim ele lhe ajudaria na venda do antigo e na aquisição do novo lar.

De qualquer forma, como mencionado inicialmente, o mais importante é não deixar a água chegar no pescoço para começar a pensar no assunto. Depois de entrar no cadastro dos maus pagadores fica cada vez mais difícil encontrar uma solução viável. Pense nisso!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Encontre o seu imóvel dos sonhos no icuritiba! Nós temos as melhores opções para você!

Créditos da imagem: Pixabay.com

About Portais Imobiliarios