Governo estimula crédito imobiliário

Com o objetivo de estimular o mercado imobiliário e automotivo, o Governo Federal anunciou medidas para ampliar e baratear a oferta de crédito. A ideia é desburocratizar a liberação de financiamentos e aumentar a segurança jurídica das transações, o que diminui os juros.

Hoje, antes de fechar negócio, o comprador precisa ir a vários cartórios para conseguir diferentes certidões do imóvel. O governo pretende reunir em um único documento todas as informações necessárias do imóvel. Assim ficará mais fácil e barato para saber se o bem possui ou não algum tipo de restrição.

Outra medida permite que o cidadão deixe um imóvel quitado, como garantia para o financiamento. Os bancos também terão mais facilidade para recuperar os bens quando não acontecer o pagamento das parcelas.

Hoje, as instituições levam até dois anos para retomar o bem. O objetivo é diminuir o prazo para três meses. Com essas ações, os bancos estarão mais seguros e o crédito tende a ficar mais barato.

O governo também está alterando a situação do crédito consignado (aqueles cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física). Atualmente, pelo risco menor de perder o emprego, 90% dos contemplados são funcionários públicos.

O objetivo governamental é facilitar o acesso dos trabalhadores do setor privado ao crédito consignado. Para isso, o trabalhador privado poderá autorizar o banco a debitar o valor da prestação no momento em que cair o salário na conta. Antes, isso só acontecia dias depois, o que aumentava a insegurança do banco e os juros para esse grupo.

Para as mudanças começarem a valer, o governo precisa publicar as medidas provisórias. De acordo com o Ministério da Fazenda, isso deve acontecer até o início de setembro. A medida que prevê dar um imóvel quitado como garantia para um novo financiamento precisa ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional.

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Novo Hamburgo | imoveisnovohamburgo.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios