A história do mercado de imóveis brasileiro

abra-o-livro-com-as-folhas-levantadas_1204-157De forma reduzida, a história do mercado imobiliário brasileiro pode ser dividida em três fases: antes de 2008, período de glória: 2008-2014 e o momento atual: 2015–2017. O período de glória e o momento atual são conhecidos, mas poucos entendem as decisões do passado que norteiam o setor até hoje.

O início de tudo aconteceu em 1964, com a criação do Sistema Financeiro Habitacional (SFH), do Banco Nacional da Habitação (BNH) e das Sociedades de Crédito Imobiliário (SCI), através da lei nº: 4.380. Antes disso, não existia nenhum sistema de crédito imobiliário regulamentado. Nesse momento, os recursos do SFH vinham da Caderneta de Poupanças de do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), alguma semelhança?

O SFH passou dificuldades durante a crise do petróleo em 1970, mas se recuperou e, entre 1979 e 1982, saltou de 2 milhões para 4 milhões de moradias financiadas. Ou seja, em três anos o sistema financiou a mesma quantidade financiada em 15 anos (1964-1979).

No entanto, a partir da década de 1980 o SFH começa a ruir. As tentativas de conter a inflação altíssima, como as trocas de moeda, por exemplo, prejudicaram muito o SFH. Já na década de 1990, o Plano Collor bloqueou todos os ativos financeiros do sistema financeiro nacional e isso foi fatal para o SFH. Como consequência da falência do sistema de crédito imobiliário, a inadimplência no setor subiu de 9% em 1994, para 30% em 2005.

A fim de melhorar as condições, em 1997 o mercado imobiliário teve um outro marco, com a criação do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que no fim não chegou a substituir o SFH, mas melhorou um sistema como um todo. Umas das principais mudanças foi a criação da Alienação Fiduciária, a fim de dar maior proteção aos agentes.

A partir de então, o SFI evoluiu sendo usado como financiador de imóveis para a classe média, enquanto que o SFH, também em evolução, atinge a parcela da sociedade com renda mais baixa. Sem dúvidas, tanto o SFI como SFH foram decisivos para o boom imobiliário brasileiro a partir de 2008.

Referências bibliográficas: “A evolução do mercado imobiliário brasileiro e o conceito de Home Equity” – Bianca Mara da Costa Farias, disponível em: http://www.econ.puc-rio.br/uploads/adm/trabalhos/files/Bianca_Mara_da_Costa_Farias.pdf

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: br.freepik.com

 

About Portais Imobiliarios