Histórico do mercado imobiliário

newspaper-412452_960_720No último dia 06 de março, o programa Fantástico da Rede Globo mostrou uma reportagem de interesse para os profissionais do mercado imobiliário. O foco era o aumento das devoluções de imóveis no Brasil, porém, outro dado chamou a atenção: o histórico do setor nos últimos 50 anos em São Paulo.

Mercado de altos e baixos”, assim a reportagem resumiu o mercado de imóveis no período. Conclusão semelhante a de vários artigos nesse blog. Sim, “o mercado imobiliário é cíclico”, “parece uma roda gigante”, “nenhuma árvore cresce até o céu, “o corretor precisa maximizar os lucros nas fases boas e minimizar prejuízos na crise”, o leitor atento sabe que tudo isso já foi dito aqui.

O Fantástico buscou as informações com o pesquisador e coordenador do Índice FipeZap, Eduardo Zylberstajn. A linha do tempo começa em 1965, com um imóvel de valor atual de R$100 mil. Vale lembrar que até 1964, o mercado imobiliário no Brasil não era regulamentado. Entre 1965 e 1980 o valor dos imóveis dobrou. Devido ao plano Cruzado, em 1986 houve um boom no setor e os preços subiram ainda mais.

No entanto, a primeira crise acontece em 1990, com o plano Collor. Nesse momento o valor dos imóveis despencou 60%. O setor só apresentou uma retomada a partir de 2006. Entre 2006 e 2014 os imóveis valorizaram 120%. Agora, em 2016, os preços voltaram a cair.

Por fim, quem conhece a história pode agir melhor no presente para ter um futuro melhor. Corretor de imóveis, as informações estão disponíveis e quem recorre ao passado tem esperança, afinal, as coisas sempre melhoram. Boa sorte! 

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Porto Alegre – www.guiaimoveisportoalegre.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

About Portais Imobiliarios