As imobiliárias de São José dos Pinhais acumulam milhares de dados dos clientes e o que fazer na LGPD?

Seja na locação, venda, angariação ou demais serviços, as imobiliárias de São José dos Pinhais coletam e armazenam milhares de dados dos clientes que são confidenciais e vão além dos números de cpf e rg, como declaração de imposto de renda, endereço residencial, endereço fixo e informes de rendimento.

Dependendo do contrato, o volume armazenado nas imobiliárias e nos equipamentos, como celulares e lap tops, é formado por centenas de páginas. O cuidado com as informações para que não sejam pirateadas, furtadas ou roubadas, a ilegalidade de uso dos documentos que não sejam para o fim específico da transação imobiliária, proibição de comercialização, entre outras atribuições, fazem parte da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2018, que visa garantir a segurança dos dados de pessoas físicas ou jurídicas.

Endereços e inúmeros documentos são o dia a dia do segmento imobiliário e o zelo com os dados dos consumidores precisa fazer parte do que exige a LGPD. Cabe ao profissional começar a se adaptar até mesmo para não ser questionado de que ignorou a legislação e evitar multas.

O que fazer?

Saber onde estão armazenados os dados coletados e por onde eles passaram até chegar no servidor de internet. A empresa tem o papel de “controlador” na LGPD, independentemente de quem será o “operador” – pessoa de dentro da empresa, responsável por transformar os dados em informações. Se o operador fizer mau uso ou perder os dados, a culpa recairá sobre a empresa.

Torne público aos usuários, sejam eles internos ou externos, quais serão os dados coletados, como eles ficarão armazenados, quais setores de acesso a eles, por quanto tempo serão retidos e como serão destruídos após o uso. Não colete nenhuma informação que não seja extremamente necessária para o negócio. Além disso, deve ser feito um termo de consentimento para permissão de tratamento de dados pelos seus titulares.

Alugar imóveis ou vender imóveis agora tem uma responsabilidade a mais, por isso contrate sempre um profissional habilitado e regular junto ao Creci.

About Portais Imobiliarios