Imóveis usados ganham preferência no mercado

É natural que o corretor de imóveis valorize os lançamentos imobiliários e, inconscientemente, deixe os imóveis usados um pouco de lado. No entanto, na atual condição do mercado, isso parece ser um equívoco. De acordo com pesquisa, realizada pelo FipeZap, 50% das pessoas que buscam imóveis não têm preferência entre novo ou usado. A pesquisa entrevistou 3.227 usuários cadastrados no site, a maior parte nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os usados possuem muitas vantagens, por exemplo: a garantia de saber como é o imóvel antes de efetuar a compra; os preços são menores e existe uma maior possibilidade de barganha; em média o preço cai 6,5% – de acordo com o FipeZap; menor custo para equipar o imóvel; mais espaço, as construções – novas geralmente são menores; melhor localização – falta espaço para novos empreendimentos nos bairros mais próximos ao centro.

Por outro lado, também existem desvantagens que o corretor deve conhecer e ponderar durante a negociação, por exemplo: mais problemas com manutenção; condomínio mais caro; projetos ultrapassados e menor área de lazer. Na prática, cada imóvel é analisado individualmente e as vantagens devem se sobrepor aos possíveis problemas.

Para vender um imóvel usado, o corretor deve tomar alguns cuidados no local. Lembre-se de que é preciso encantar o cliente e a aparência é a chave para o sucesso. Portanto, mesmo que ainda haja pessoas morando no local, é preciso despersonalizar o imóvel para a visita. O comprador precisa se imaginar dono do imóvel e não é com objetos de terceiros que isso vai acontecer. Retire fotos de família, diplomas na parede, tudo que mostre a personalidade do atual morador. Logicamente, também deixe tudo limpo e organizado.

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Novo Hamburgo | imoveisnovohamburgo.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios