Investimento ou moradia própria, o que o seu cliente quer?

Um corretor de imóveis deve perguntar ao cliente a intenção da compra, se é para investimento ou moradia própria. Esse questionamento facilita o atendimento ao cliente, atualmente, para quem deseja investir em imóveis, os apartamentos pequenos, usados e bem localizados, apresentam as melhores condições para os investidores.

Vender ou alugar um imóvel nessas condições é muito mais rápido, na comparação com as negociações de imóveis de maior tamanho ou mais luxuoso, por exemplo. Uma pesquisa feita pelo Instituto Pa­­ra­­naense de Pes­­quisa e Desen­­vol­­vi­­mento do Mercado Imo­­bi­­li­­ário e Con­­dominial (Inpespar), mostrou que em Curitiba, ao longo de 2013, os imóveis com os maiores índices de venda foram: quitinetes e apartamentos com um ou dois quartos.

Posto isso, essas informações podem mudar o rumo de uma negociação. Muitas vezes, um cliente desinformado acredita que o melhor imóvel significa o melhor investimento, sendo que, em realidade, a dificuldade em negociá-lo no futuro será bem maior. Nessa situação, um imóvel mais simples poderia ser mais lucrativo.

Cada caso é um caso, as vezes pode existir a possibilidade do comprador usar o imóvel no futuro para moradia própria. Aí já é outro caso, talvez um imóvel um pouco melhor esteja mais atrelado aos objetivos propostos. Vale lembrar que nenhuma regra é definitiva, todas abrangem exceções, por isso, corretores e compradores precisam ser flexíveis. O importante é estar bem informado para fazer a melhor negociação

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis  Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios