Locação alcança venda de imóveis no Brasil

shutterstock_177503219A locação de imóveis está em alta no Brasil. A expectativa sugere para 2016 uma igualdade entre o número de compradores e locatários. Em março, os locatários representam 49% das pessoas interessadas em negociar um imóvel, contra 51% que desejam adquirir um imóvel em definitivo. Há um ano, a proporção era de 65% a 35% a favor dos compradores. As informações são do site VivaReal, publicadas pelo Portal Exame.com.

Um dos motivos para a popularização do aluguel foi a diminuição dos limites de financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), em maio de 2015. Antes desse período, era possível financiar até 80% do valor total de um imóvel. Depois, a cota diminuiu para 50%.

No entanto, a CEF voltou atrás em 2016 e retomou grande parte do crédito imobiliário. Atualmente, quem deseja comprar um imóvel pode financiar até 70% do valor total. Porém, o estímulo da CEF não deve ser suficiente para reverter o movimento criado há quase um ano.

Apesar de existir demanda, os juros estão altos e o poder econômico da população diminuiu. Isso dificulta a poupança, as famílias não conseguem guardar dinheiro suficiente para dar de entrada no imóvel, desta forma, são forçadas a optar pelo aluguel.

Por outro lado, quem possui um imóvel como investimento, também prefere locar e garantir uma renda fixa, invés de tentar vender. Hoje, os compradores querem muitos descontos e esse fato dificulta a negociação, sendo preferível esperar por um momento melhor.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Viamão – www.imoveisviamao.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

About Portais Imobiliarios