Melhor financiar ou fazer um consórcio imobiliário?

Sem-Título-5Financiar ou entrar em um consórcio imobiliário pode parecer uma decisão complexa, no entanto, ao responder algumas questões fica claro qual é a melhor opção para quem compra. As duas possibilidades possuem vantagens e desvantagens, a decisão final vai depender dos objetivos do consumidor. Segue questionário com o intuito de auxiliar a escolha.

Qual é a pressa para utilizar o imóvel?

Os consórcios são inimigos da pressa, essa forma de compra deve ser utilizada para adquirir um bem no longo prazo. A exceção está no caso do comprador ter uma boa quantia de dinheiro para dar como lance e assim evitar uma longa espera, geralmente o lance vencedor fica em torno de 55% do valor total do consórcio. A outra exceção é confiar na sorte, apesar de não ser aconselhável, acreditar no sorteio também é uma opção.

Você tem dinheiro para entrada?

Quem não tem dinheiro para dar como entrada não tem a opção do financiamento, ou economiza dinheiro de forma particular ou entra no consórcio. Em alguns casos o comprador até tem dinheiro, mas por algum motivo não quer se descapitalizar, então o consórcio também é favorável.

O que esperar do futuro do mercado imobiliário?

Se o preço dos imóveis caírem no futuro, então o consórcio será uma ótima opção, porque daqui uns anos você poderá comprar um imóvel melhor com o mesmo dinheiro. Porém, o contrário também pode acontecer, caso os preços aumentem, você terá de comprar um imóvel mais simples.

Juros

Por fim, a maioria das simulações serão favoráveis aos consórcios, devido aos juros dos financiamentos. No entanto, lembre-se que nos financiamentos o comprador recebe as chaves no momento da aquisição, então é possível alugar o imóvel e, dependendo da taxa de juros a ser paga, o aluguel torna-se uma fonte mais rentável.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Procurando o tão sonhado imóvel? Nós temos as melhores opções para você!

Créditos da imagem: br.freepik.com

About Portais Imobiliarios