Mercado imobiliário português vai de vento em poupa

moedas-rmb-empilhadas-em-frente-ao-modelo-habitacional-precos-das-casas-compra-de-casas-imoveis-conceito-de-hipoteca_1387-303A previsão para 2017 é de recorde em transações imobiliárias em Portugal, até então a maior movimentação registrada aconteceu no ano de 2015, quando os investimentos no setor totalizaram 2 milhões de euros. Em 2016 o setor imobiliário português teve queda em relação ao ano anterior e girou 1,4 milhões de euros em negociações.

O volume dos últimos anos é o dobro dos números marcados antes de 2007. Um dos motivos é a venda dos imóveis já existentes e de posse dos bancos. Vale lembrar que o principal motivo da crise econômica entre 2008 e 2009 foi a exagerada cessão de crédito imobiliário por parte dos bancos, como a inadimplência foi grande, muitas propriedades foram retomadas pelas instituições.

De acordo com especialistas locais, agora o crescimento é saudável, pois acredita-se que os bancos e os compradores estão em melhores condições para fechar mais negócios, além disso, o passado serviu como aprendizado do que não deve ser feito.

Em termos globais, Portugal é o 16º colocado no ranking de transações no setor imobiliário. A Espanha, principal país de comparação por questões culturais e geográficas, está na 4ª colocação, por isso o setor português se espelha no vizinho para expandir os negócios.

Se levar em conta o Feirão da Casa Própria no Brasil, em um único final de semana o mercado imobiliário movimentou 10,2 bilhões de reais. No entanto, vale ressaltar que o Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, enquanto que em Portugal a população é de 10,35 milhões. Além disso, a demanda habitacional brasileira aproxima-se dos 5 milhões de moradias.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

 Créditos da imagem: br.freepik

About Portais Imobiliarios