Mundo: mercado imobiliário segue em alta nas duas maiores potências

As duas maiores potências econômicas do mundo: Estados Unidos e China apresentaram notícias animadoras no que tange o mercado imobiliário. No caso estadunidense, os brasileiros participam do processo devido ao grande número de investidores “canarinhos”, principalmente, em Miami. Um imóvel nessa região custa em média US$450 mil, o investimento em dólar também pode gerar ganhos ao comprador brasileiro apenas com o câmbio monetário.

A situação nos Estados Unidos é favorável porque as vendas de imóveis novos aumentaram 25,4% em outubro. Foi a maior alta nas vendas de maio de 1980, demonstrando uma recuperação após a alta nas taxas hipotecárias no início do ano. Consequentemente, o número de casas novas disponíveis no fim de outubro era 23,4% menor que em setembro. As informações são do Departamento do Comércio.

Já na China, o total de investimentos no setor imobiliário totalizou 7,74 trilhões de yuans (US$ 1,27 bilhão) entre janeiro e novembro de 2013. O dado representa um aumento de 19,5% sobre o mesmo período de 2012. As vendas de imóveis também estão com tudo, no acumulado do ano o aumento foi de 30,7%. Logicamente, as construções também tiveram um crescimento, 11,5%, representando 1,81 bilhão de metros quadrados construídos. As informações são do Escritório Nacional de Estatísticas.

Vale lembrar que a crise iniciada no fim de 2008 e o início de 2009 foi resultado de uma bolha imobiliária nos Estados Unidos. Para que o sistema econômico mundial continue saudável é necessário que seus “dois principais pulmões” continuem respirando sem problemas.

William Cruz – Colunista do portaisimobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios