O dilema do aluguel no mercado imobiliário

Recentemente estava disposto a alugar meu apartamento. Fui então até uma imobiliária, definimos os detalhes no contrato e o corretor de imóveis começou a movimentar-se. Colocou placas no imóvel, anunciou em portais imobiliários, ou seja, fez todos os esforços possíveis para alugá-lo. Passou-se três meses e, NADA, nenhuma visita, nenhuma ligação. A estratégia fracassou totalmente.

Alguns profissionais do mercado imobiliário me disseram que o mercado estava difícil e três meses não era tempo suficiente. Outras pessoas me diziam que o problema estava na quantidade de garantias solicitadas pelas imobiliária.  Para fazer um teste, decidi tentar alugar sem a ajuda de um profissional. Simplesmente, coloquei uma folha impressa com a seguinte mensagem: “Aluga-se, direto com o proprietário” e o telefone abaixo.

Em menos de 15 dias recebi quatro ligações e levei duas pessoas para visitar o imóvel. No quinto cliente, o imóvel foi locado. Com uma simples assistência jurídica, me assegurei de fazer um contrato justo e seguro e o negócio foi fechado. Recebi ainda três meses de aluguel adiantado e apenas dei uma “gorjeta” para o porteiro do condomínio pela ajuda no contato.

Entendo a importância de todos os profissionais do mercado imobiliário, porém, quero trazer à tona a seguinte discussão: as garantias pedidas nos contratos de aluguel não são exageradas? É realmente necessário ter dois fiadores? Todas as pessoas que visitaram o meu imóvel disseram que arrumar fiadores era o principal problema de alugar uma casa em uma imobiliária.

Esse dilema do aluguel prejudica os corretores de imóveis, que acabam obtendo poucos frutos dessa modalidade. O número de casas e apartamentos residenciais alugados diretamente com o proprietário é muito maior do que os imóveis locados por intermédio de um profissional. Algo está errado, não acha?

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de Imóveis Curitiba| icuritiba.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Free Digital Photos

About Portais Imobiliarios