O que o corretor de imóveis pode esperar de 2016

shutterstock_25547710O ano de 2016 chegou! Não há como dissociar a situação econômica do país com o setor de imóveis. Nos próximos doze meses o corretor terá de atuar em um mercado imobiliário com queda nos preços, poucos lançamentos e crédito em baixa. Essa é a tendência para o setor, principalmente, no primeiro semestre. No entanto, isso não significa que o ano novo será pior do que 2015.

A leve desvalorização deve ser trabalhada de forma positiva. Afinal, se os imóveis estão um pouco mais baratos, os clientes tendem a ficar mais dispostos a comprá-los. Se o cliente tem uma porcentagem significativa do valor para dar de entrada, com certeza um alto desconto será viável. Corretor, já no contato inicial, informe o proprietário e pergunte sobre a possibilidade de um desconto.

A respeito dos lançamentos, as construtoras e os investidores serão cautelosos. O ano de 2016 deve ser marcado pelo baixo número de empreendimentos novos. O objetivo é diminuir o estoque, assim, com a oferta em baixa, os preços podem voltar a subir.

Já o crédito em baixa é o maior problema do mercado imobiliário em 2016. A elevação dos juros dificulta as negociações. O corretor de imóveis tem o dever de orientar o cliente com seriedade, se o financiamento gerar uma prestação acima de 30% do salário, o risco de inadimplência é altíssimo. Para o mercado imobiliário se fortalecer é imprescindível evitar os maus pagadores, portanto, não motive o comprador a fazer uma loucura.

Contudo, note que as dúvidas de 2016 são as mesmas do ano passado. Ou seja, se você conseguiu ter um 2015 tranquilo, o ano novo deve seguir no mesmo tom. Aos poucos, a crise econômica será superada dando margem para a retomada do crescimento do mercado imobiliário. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Palhoça – www.imoveispalhoca.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

About Portais Imobiliarios