Pelo segundo ano consecutivo mercado imobiliário apresenta desvalorização real

cidadeO ano de 2016 ainda não terminou, porém, já é possível concluir que o setor de imóveis fechará o ano desvalorizado. Nos últimos doze meses, encerrados em novembro, o setor apresentou uma queda real de 6,25%. Por melhor que seja o mês de dezembro, será impossível terminar o ano com saldo positivo. Desta forma, é o segundo ano consecutivo com desvalorização real nos preços dos imóveis.

As informações são do índice FipeZap, responsável pelo acompanhamento da variação das ofertas em 20 cidades do país. A valorização ou queda real é calculada na comparação dos preços dos imóveis com a inflação – medida pelo Boletim Focus do Banco Central.

Em 2015, os preços dos imóveis apresentaram uma queda real de 9,3%. Por isso, a redução em 2016 pode ser vista como uma leve melhora para o setor. Vale ressaltar que o auge aconteceu em 2011, quando a valorização real chegou a 19,8%. Em 2012 e 2013 a valorização diminuiu para 7,8% e em 2014 ficou em apenas 0,3%. Se o mercado seguir o padrão, é possível acreditar em um aumento de preços para os próximos anos.

Corretor de imóveis, o valor médio do metro quadrado brasileiro ficou em R$7.654 no mês de novembro. Em Curitiba, o preço médio do m² é R$5.569. Ou seja, existem dois motivos claros para acreditar no aumento dos preços dos imóveis de Curitiba e região: o mercado já chegou ao fundo do poço e está iniciando uma retomada, e a capital paranaense apresenta preços inferiores em relação a média nacional.

Portanto corretor, o momento certo de investir na aquisição de um imóvel é agora. Seu cliente precisa saber disso o mais rápido possível, do contrário, pagará mais caro no futuro. Utilize essa informação de forma favorável nas negociações, o cliente está receoso, contudo, a demanda por imóveis segue grande. Basta o corretor mostrar que esse é o momento certo. Boas vendas!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba – www.icuritiba.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: shutterstock.c

About Portais Imobiliarios