Por que existe uma alta rotatividade no mercado imobiliário?

A profissão de corretor de imóveis é a carreira com maior número de ofertas de emprego disponíveis nos últimos três anos. De acordo com dados da Catho (empresa especializada em vagas de emprego), publicados na revista Você S.A., foram mais de 93.703 vagas abertas no setor imobiliário entre 2011 e 2013. A estatística até assusta: o cargo de executivo de vendas – segundo colocado em número de vagas abertas – não superou as 7.553 oportunidades.

O ‘boom’ imobiliário e toda a situação econômica são justificativas naturais para esses dados, porém, devemos ser sinceros com uma única questão: existe uma alta rotatividade no setor de imóveis e isso faz com que aumente o número de vagas disponíveis. No entanto, se as comissões são boas, se o mercado está aquecido, quais os motivos que fazem tantos profissionais desistirem?

Impressão de dinheiro fácil

Impulsionadas pela mídia, muitas pessoas acham que vão se tornar corretores de imóveis de um dia para o outro e rapidamente ficarão ricas sem muito esforço. Vender um imóvel está longe de ser algo fácil e exige capacitação.

Falta de capital de giro

No início, o aspirante a corretor irá passar por um momento de aprendizado e a primeira venda pode demorar para acontecer. É nesse momento que muitas pessoas desistem da carreira. Corretor de imóveis só recebe comissão, portanto, quem deseja iniciar no ramo deve estar preparado para se sustentar durante um tempo. Ninguém já chega no ônibus sentando no banco do motorista. O período sem vendas é natural e importante para adquirir conhecimento.

Corretor não tem aposentadoria

Quando os ganhos não estão tão positivos, muitas pessoas acabam indo trabalhar em uma empresa para ganhar um pouco menos, mas com a tranquilidade de ter todos os direitos trabalhistas assegurados. Uma alternativa é o pagamento do INSS independente, porém, cada caso deve ser analisado especificamente para ver o que compensa.

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Belo Horizonte| imoveisbelohorizontemg.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios